sábado, 29 de março de 2014

Dicas Para o Bom Funcionamento do Fogão e do Forno


Sabe utilizar o seu fogão e forno? Descubra como melhorar o seu desempenho!

O fogão é um parceiro indispensável na cozinha, por isso alguns cuidados são fundamentais para garantir o bom desempenho e a durabilidade.

Um dos equipamentos mais importantes da cozinha é o fogão, pois é com ele que nós cozinhamos. Ele é o centro de atenção para nós prepararmos as receitas, mas, ainda assim, por muitas vezes acaba tendo a sua importância esquecida.

Se o fogão ou forno deixam de funcionar corretamente, a situação fica complicada: o bolo não cresce, o arroz fica uma papa e por aí vai… Por isso, é essencial cuidá-lo com carinho. 

Desde a instalação até os cuidados com a limpeza, aprenda um pouco mais sobre como prolongar ao máximo a vida útil do seu fogão.

Alguns recursos importantes a serem considerados na compra de um fogão / forno
Iluminação interna, oferece mais praticidade para conferir o cozimento.

Forno autolimpante, simplifica a limpeza.

Prateleiras deslizantes, oferece fácil acesso e manuseio dos pratos.

Timer, garante sua atenção na hora certa.

Grill, que doura e gratina os alimentos com maior rapidez.

Na compra de um fogão ou forno tenha em conta os consumos energéticos escolha de preferencia um equipamento com o selo Conpet de Eficiência Energética.

Cuidados a ter na instalação do fogão

Mantenha uma distância mínima de 5 cm entre o fogão, a parede e os armários laterais.
Prateleiras, coifas e teto devem estar a uma distância mínima de 85 cm acima das bocas do fogão.

Nunca o instale ou mantenha próximo de objetos inflamáveis, como plásticos e panos.

Não instale o fogão de frente de uma porta ou janela, pois o vento pode apagar a chama e provocar vazamento de gás.

Nunca use extensões ou conectores tipo T (benjamim) para ligar o fogão, ligue-o diretamente na tomada.

Informações importantes

As chamas de gás do fogão ou forno devem ter coloração azulada. A presença detonalidades amarelas é sinal de que os queimadores estão sujos ou desregulados e, desta forma, consumindo mais gás.

A intensidade da chama no fogão deve ser adequada ao tamanho do recipiente e ao ponto de cozimento e, sempre que possível utilize a panela de pressão.

Mantenha sempre a panela tampada enquanto cozinha e baixe a chama ao mínimo necessário. Panela destampada, só em casos específicos, quando a receita exigir secagem.
Ao cozinhar, sempre que a água estiver fervendo, reduza a chama ou potência do fogo, pois após a temperatura de 100ºC ser atingida, basta mantê-la.

Ao utilizar o forno, pode desligá-lo algum tempo antes de concluir o cozimento do assado, pois o forno manterá a temperatura e continuará o cozimento durante algum tempo.

Não abra desnecessariamente a porta do forno uma vez que desperdiça energia.

Verifique se a porta do forno veda bem, e não deixa escapar o calor.

Grãos como feijão, trigo, lentilha, soja ou grão de bico devem ficar de molho durante a noite. Cozinharão mais rápido e economizarão gás.

Coloque sempre todos os alimentos para serem assados em forno preaquecido.Desta maneira, o calor rápido do forno ajuda a impedir que desidrate excessivamente o alimento a assar.

Cuidados a ter na limpeza do dia a dia para ter sempre seu fogão com cara de novo
Se derramar algum alimento dentro do forno lave apenas com água e sabão neutro, não se esqueça desligá-lo da tomada.

Limpe o fogão usando uma esponja (jamais o lado abrasivo!) ou um pano fino com água e sabão neutro. Depois de enxaguar, seque com um pano seco e macio.

Para deixar o fogão novinho após os grelhados, coloque um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.

Para limpar as bocas do fogão, esfregue suco de limão e um pouco de sal de cozinha (ou bicarbonato de sódio) com uma esponja.

Se algo derramou no forno e ficou cheirando queimado, é simples, coloque em cima da parte derramada sal de cozinha. O sal irá criar uma “casca” protetora evitando que o alimento continue queimando.

Para limpar o forno mais facilmente, desligue o forno, espere cerca de 20 minutos e depois passe um pano úmido com um pouco de bicarbonato de sódio umedecido com algumas gotas de vinagre de maçã, pode utilizar outro produto adequado a este tipo de limpeza.

Vamos esclarecer os termos utilizados em relação às temperaturas básicas do forno e conhecer o significado

Estas dicas para descobrir a temperatura do forno, vão ajudá-la a anular as dúvidas quanto às temperaturas do forno, há quase sempre mais de uma denominação para cada tipo de temperatura, o que dificulta ainda mais!

Forno baixo, lento ou brando = 160°C, quando colocar um papel branco (tipo sulfite) dentro do forno aquecido durante 5 minutos minutos e ele não muda de cor.

Forno médio ou regular = 180°C, quando o papel após 5 minutos ficar amarelado.

Forno alto ou quente = 200°C, quando o papel após 5 minutos ficar escuro.

Forno forte ou bem quente = 250ºC, se o papel queimar.

Forno morto ou esfriado = depois do forno apagado e ainda quente.

Forno preaquecido = é quando você liga o forno 10 minutos antes de colocar qualquer coisa para assar.

Outros cuidados ao usar o forno

Antes de ligar o forno verifique se não tem nada dentro dele.

Depois de usá-lo verifique se desligou o forno (no botão). Algumas vezes o fogo pode apagar e o gás continua saindo e isso pode causar acidentes.

Para as receitas que vão ao forno darem certo, é imprescindível que o forno esteja bem regulado. Por vezes, preocupamo-nos em seguir uma receita em todos os detalhes mas e errarmos na temperatura do forno, o resultado pode ser desastroso.

FONTE: Guloso & Saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...