sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Aprenda o que é se alimentar corretamente



Texto escrito por:
Márcia A. Teixeira, nutricionista
Nutrição é um conjunto de processos, que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções do organismo. A ciência da Nutrição humana age em todos os efeitos nos seres humanos desde de que relacione a ingestão de qualquer componente da alimentação do mesmo.


Mas o que são Nutrientes?

Nutrientes são substâncias contidas nos alimentos que fornecem energia para o funcionamento do corpo humano, podem ser divididos em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídeos e os micronutrientes são as vitaminas e minerais.
Qual a colaboração de cada para o ser humano?

Os carboidratos fornecem a energia necessária para que você realize as atividades do dia-a-dia;
As proteínas atuam na reestruturação de células e tecidos, crescimento e manutenção do esqueleto e síntese de enzimas e hormônios do nosso corpo;
Os lipídeos são o transporte das vitaminas lipossolúveis, A, D e K e também fornecem energia;
As vitaminas e os minerais são substâncias reguladoras, que desempenham papel importante no bom funcionamento de intestino, contribuem na formação de ossos, dentes, cartilagens e no processo de absorção do organismo.

Boa alimentação para cada fase da vida
Se a alimentação for adequada, a saúde estará presente em todas as fases da vida. Em cada fase da vida há uma demanda energética e nutricional diferente, de acordo com a necessidade do corpo humano. Em estados de doença, a necessidade nutricional muda e requer um cuidado alimentar diferenciado.

Infância: Durante os 6 primeiros meses de idade, é indiscutível a importância do aleitamento materno exclusivo, pois o mesmo fornece todos os nutrientes importantes que o bebê necessita, além de anticorpos e outras substâncias fundamentais.

Com o passar dos meses e anos, a criança vai conhecendo e experimentando todos os alimentos, sendo essencial que a mãe já comece a incentivar uma alimentação equilibrada à criança, pois e na infância que ocorre a formação e crescimento dos mesmos.

A alimentação nessa etapa é essencial para um crescimento e desenvolvimento adequados. Nesta fase é importante respeitar horários e refeições a serem realizadas. As crianças devem comer cereais, verduras, legumes, carnes, leguminosas e frutas.

Os pais não devem estimular o consumo de guloseimas e alimentos de baixo valor nutricional. Não se esqueça jamais que os filhos são o reflexo dos pais, e isso ocorre também na alimentação, pois o que você come e o que você será amanha.


Adolescência: Nesta fase ter uma dieta balanceada é crucial, pois as necessidades nutricionais são maiores, pois os adolescentes muitas vezes desejam ter um corpo magro e fazem qualquer coisa para consegui-lo, quase sempre sem orientação de um profissional da saúde, o que pode levar a deficiências nutricionais e transtornos alimentares como bulimia nervosa e anorexia nervosa, por exemplo.

Os adolescentes são acostumados a comerem muitos lanches, sem verduras e ricos em gordura, como frituras, doces e refrigerantes que sempre ocorre em excesso na alimentação dos mesmos. Por isso é muito importante estimular uma alimentação saudável diariamente e explicar porque há esta necessidade.

Além de ter uma alimentação equilibrada, com o consumo de todos os grupos alimentares, podemos enfatizar o consumo de cálcio, mineral importante para a formação do esqueleto, o ferro para o desenvolvimento muscular, esquelético e endócrino e o zinco, contribuindo para o crescimento e a maturação sexual do adolescente.

Adultos: Esta é a fase da manutenção, a qual é muito importante ter uma alimentação adequada, pois é a fase mais difícil, ela depende dos hábitos alimentares adquiridos, fatores culturais, financeiros, entre outros, para formalizar assim a alimentação que o individuo terá. Apesar de tudo isso, se deve pesar a importância de uma alimentação saudável tanto para o bom funcionamento orgânico, como prevenção de doenças e melhor saúde quando idoso.

Idoso: Aqui a alimentação além de nutrir, poderá tratar determinadas doenças e proteger o organismo do individuo, levando se em conta alguns fatores, como: estado de saúde físico, mental e emocional, hábitos alimentares anteriores, alterações na capacidade de mastigar, deglutir, digerir e absorver os alimentos, etc.

Pode acontecer também uma redução no paladar e do olfato do idoso, pois conforme a pessoa vai envelhecendo, as suas necessidades de energia vão diminuindo, porém, por outro lado, a necessidade dos nutrientes vai aumentando. Por isso, deve- se priorizar alimentos de alto valor nutricional.

Lembre-se sempre, idoso acabam sempre optando por alimentos de consistência pastosa, como sopas, chás, torradas, etc, mas é importante estimular a mastigação e o consumo de uma dieta completa e balanceada. Caso o idoso tenha algum tipo de doença é necessário ter um acompanhamento individual, com aporte nutricional adequado.

No geral, é importante consumir alimentos de grupos variados, na consistência adequada, conforme a capacidade que o idoso tenha de mastigar os alimentos. Além disso, comer de forma fracionada, evitando assim a sensação de saciedade sempre. Sem contar que muitos idosos não sentem sede ou não desejam beber líquidos devido a incontinência urinária, podendo correr riscos relacionados a desidratação e problemas renais, mas bebe bastante água é essencial.

 Conheça os benefícios de alguns alimentos
ALHO

Anticoagulante, protege o fígado, antiinflamatório, combate viroses, diurético, antioxidante, antibiótico, estimula o sistema imunológico, previne o diabetes, reduz o colesterol, dissolve gorduras.

BERINJELA

Auxilia na prevenção do câncer; antidepressivo; analgésico; reduz o colesterol; estimula o sistema imunológico

BRÓCOLIS

Previne o câncer, antiinflamatório, combate viroses, protege o fígado; antibiótico, anticoagulante; reduz o colesterol; combate a dor muscular; diminui a pressão arterial; analgésico

CEBOLA

Previne doenças cardiovasculares; antioxidante; antialérgico; antiinflamatório; antibiótico; dissolve gorduras

CENOURA

Antialérgico; antiinflamatório; tratamento do câncer de mama, bexiga e próstata, laxante combate viroses, antioxidante, reduz o colesterol, vasodilatador, tratamento da asma, previne a catarata

LIMÃO

Reduz o colesterol, ajuda a prevenir o câncer de cólon, mama e pulmão

MAÇÃ

Previne doenças cardiovasculares, antibiótico, antiinflamatório, fortalece artérias, fortalece artérias e veias, diurético, anestésico, expectorante

MORANGO

Antiinflamatório, antioxidante, ajuda a evitar o câncer, estimula o funcionamento do coração

REPOLHO

Antibiótico, combate a dor muscular, auxilia na prevenção do câncer

TOMATE

Tratamento e prevenção do câncer de bexiga, mama e próstata, reduz o colesterol, antioxidante

UVA

Anticoagulante, reduz o colesterol, estimula o coração

Bom agora que já sabemos o que é a ciência da Nutrição, vamos começar a nos alimentar corretamente conforme nossa faixa etária, e ensinar a nossa família também a ter uma alimentação saudável. Alem de ajudar na prevenção de doenças, também teremos uma casa com hábitos alimentares corretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...