sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Mitos e verdades sobre as unhas


Unhas postiças podem fazer mal? Esmalte escuro fortalece a unha? A água da piscina pode descamar as unhas? Chega de ficar na dúvida o que é bom ou não para as unhas.

As unhas são formadas pela queratina, uma proteína fibrosa, sendo considerada uma das mais fortes do tecido do corpo. Mas elas podem sofrer algumas alterações como anomalias da cor, forma e textura.

De acordo com a dermatologista, Miriam Sabino (CRM SP- 107351), a coloração e a textura podem dar sinais de como anda a saúde do nosso corpo. “As unhas quebradiças sem brilho, apresentam anemia, estresse, disfunções hepáticas e renais. Já as com descamação representam a falta de vitamina A no corpo. Para evitar esses tipos de aspecto é importante manter as unhas sempre limpa”, destaca a dermatologista.

A falta de vitamina C, por exemplo, afeta a fabricação de queratina deixando as unhas fracas. Fique atenta aos sinais e note se houve alguma mudança na coloração ou textura.

Conhecendo os mitos e verdades

Tirar cutícula faz mal para as unhas?
Verdade!
- Não é aconselhável que se tire mais do que o excesso. Além disso, você deve observar se realmente o material usado está esterilizado corretamente. “Ao retirá-la, abre-se uma porta de entrada para os micro-organismos, que causam infecções e inflamações”, comenta a dermatologista.

Esmalte escuro ajuda a crescer?
Mito!
- Algumas meninas acreditam esse tipo de esmalte aumenta a unha, porém não existe nenhuma comprovação científica de que isto seja verdade.

Unhas postiças podem fazer mal para as unhas?
Verdade!
- Ao colocar a unha postiça, você cria um espaço entre ela e a unha verdadeira, que proporciona a entrada de umidade levando a um ambiente perfeito para os danados dos fungos. “Se elas duram mais de quatro dias, levam ao descolamento ou causam danos na superfície da unha. Além disso, pode acontecer alteração na coloração e alergia à cola, dependendo da sensibilidade de cada pessoa”, relata a dermatologista Miriam Sabino.

Lixar e não cortar as unhas deixa mais fraca?
Mito!
- As unhas lixadas em quadradas tendem a quebrar mais facilmente e isso acontece por causa do formato. Mas não interfere se você optar em lixar ou só cortar.

A água da piscina pode descamar as unhas?
Verdade!
- Os produtos químicos existentes na água podem ressecá-las, deixando-as quebradiças e trazer muitos incômodos.

É possível contrair hepatite fazendo as unhas?
Verdade!
- Se você não ficar atenta algumas prevenções, a possibilidade de contrair esta doença é grande. Além de higienizar o material, é necessário esterilizá-lo de forma correta. É recomendado você levar o seu próprio kit quando for fazer unha na manicure.

O excesso de esmalte pode danificar as unhas e deixar elas amarelas?
Verdade!
- O aspecto de unhas amarelas pode corresponder algumas doenças como metabólicas ou infecções. O excesso de acetona também pode causar danos nas unhas.

Spray é melhor que óleo secante?

Mito! - O uso do spray pode causar pequenas bolhas de ar nas unhas, comprometendo a qualidade da pintura. O mais indicado é o óleo secante ou o esmalte extrabrilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...