sábado, 15 de setembro de 2012

Como escolher o shampoo e condicionador corretamente

cabelo

Com tantos produtos diferentes no mercado, é comum ficar em dúvida na hora de escolher o shampoo e o condicionador corretos para o cabelo. Afinal, o uso incorreto desses produtos no cabelo pode danificar seriamente os fios.
Bom, o segredo em escolher corretamente o shampoo e o condicionador está em saber qual o tipo do seu cabelo.

Cabelos finos

Os fios mais finos são mais sensíveis e delicados. Eles precisam de produtos suaves,  como os poliglucosídeos (lauril e decil glucosídeo).

Cabelos ressecados ou quimicamente tratados


Se você tem cabelos mais secos, ou por natureza, ou por excesso de química, é necessário um tratamento mais intenso. Os aminoácidos (lisina, arginina, cistina, cisteína, histidina) são indicados para esse tipo de cabelo, já que ajudam a reconstruir a fibra dos cabelos. Procure esses nomes nos rótulos.

Cabelos oleosos

Os cabelos mais lisos, geralmente são mais oleosos. Para esse tipo de cabelo são indicados produtos que contenham na fórmula  argila ou ácido salicílico, que são componentes que diminuem a produção de sebo no couro cabeludo.

Cabelos com caspa

Se você tem problemas com a caspa, procure na fórmula os nomes piroctone olamina, derivados de zinco, óleo essencial de melaleuca, entre outros. Eles são antimicrobianos, fungicidas e antibacterianos, que eliminam a caspa. Pesquise se a marca é segura e cumpre o que é escrito no seu rótulo.

Para qualquer tipo de cabelo

O pantenol e os silicones (dimeticone copoliol, ciclometicone, fenil trimeticone e amodimeticone) são bem vindos por todos os tipos de cabelo, pois eles protegem os fios do ressecamento, já que mantêm a umidade natural dos cabelos.
É aconselhável que se use o shampoo e condicionador da mesma marca e da mesma linha, pois eles vão ter os mesmos princípios ativos, que vão juntos, cuidar dos seus cabelos. O uso do condicionador é indispensável, já que é ele que fecha a cutícula do fio, que se abre com a limpeza pelo shampoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...