sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Tire suas dúvidas sobre saúde dos cabelos


Existe um limite para o crescimento do cabelo? Por que os fios param de crescer e por que ele parece diferente quando viajamos? Essas são algumas das perguntas que sempre nos fazemos. Afinal, quem nunca teve um confronto com os fios, principalmente depois de acordar?

Mas não temam! O cabelo não tem vontade própria e é possível sairmos intactos dessa briga. Confira o que a dermatologista Cristine Carvalho tem a dizer sobre a saúde das madeixas:

Usar o secador nos cabelos todos os dias pode estragar os fios?

Na verdade, segundo a doutora, o importante não é necessariamente quantas vezes você usa o secador por semana ou se você usa o secador todos os dias. O ponto crucial dessa questão é estar atento à temperatura do secador, pois se você usa sempre o secador na temperatura máxima e muito próximo aos fios, o calor que sai pode causar o aparecimento de pequenas bolhas na parte interna da haste capilar. “Estas bolhas danificam e desidratam a queratina do fio, provocando a quebra e outros danos ao cabelo”, ensina Cristine. Assim, se você precisa usar o secador diariamente, é melhor diminuir a temperatura. Isso pode não ser prático, mas é o mais recomendável.  Se você não consegue reduzir o calor, use sempre produtos que ofereçam proteção térmica aos fios.

Há como melhorar o aspecto dos cabelos oleosos?

O cabelo oleoso é determinado pela genética ou por doenças do couro cabeludo, que podem aumentar a produção de sebo no local. Existem medicamentos que podem diminuir a quantidade de oleosidade da pele e do cabelo, como o Roacutan. Mas não existe um tratamento que possa reduzir definitivamente a quantidade de oleosidade que seu organismo produz. Se você tem realmente um cabelo oleoso, você deve procurar lavá-lo tão frequentemente quanto possível, para manter a oleosidade sob controle. Outra sugestão da dermatologista é fazer o diagnóstico correto, para saber se não há alguma doença que esteja provocando isso.

O que é normal quando se trata de queda de cabelos?

Diariamente, podemos perder entre 50-100 fios de cabelo. “Se você perceber que está perdendo muito mais do que isso, ou se o seu cabelo está caindo em um só lugar, consulte o seu dermatologista”, alerta a doutora.  “Fatores do estilo de vida - como dieta e estresse -  podem afetar a perda de cabelo. Doenças como a anemia e o envelhecimento também são causas para a queda”.

O cabelo pode ser condicionado a se comportar de uma maneira diferente?
“Não sem causar algum dano ao longo do caminho”, afirmou Cristine. Você não pode realmente mudar a textura do cabelo, sem danificá-lo. Há uma grande quantidade de produtos no mercado que podem fortalecer, desembaraçar e dar volume. Para realmente mudar a estrutura do cabelo, você teria que fazer isso quimicamente, o que enfraquece os fios.

O que causa as pontas duplas? Há uma forma de repará-las?
De acordo com a dermatologista, as extremidades rachadas são resultado do envelhecimento do próprio fio de cabelo. A ponta é a parte mais antiga do cabelo, que cresce geralmente para fora do folículo, de quatro a seis anos, de modo que as extremidades já foram alvo de muitos danos. “É como uma corda: as extremidades vão se desgastando”. Não há nada que você realmente possa fazer para evitar este processo. Você pode aplicar um produto reparador no cabelo e dar às pontas duplas uma aparência melhor, mas você não pode curá-las ou consertá-las, exceto se cortá-las.

Por que o cabelo fica diferente quando viajamos?
A umidade (ou a falta dela) é o maior fator que pode afetar o seu cabelo. Você pode tentar evitar este processo, usando um produto de alisamento do cabelo, antes de viajar para um lugar menos úmido. Mas se o seu cabelo tem um  frizz natural, não há muito o que você possa fazer.

Há algum problema em lavar os cabelos todos os dias?

Para algumas pessoas, lavar os cabelos todos os dias não traz malefício algum, pois existe um tipo de fio que realmente precisa de uma limpeza diária. Nesse caso, há benefícios para o cabelo, que se livra dos fios mortos. Mas se você pode evitar lavar os cabelos todos os dias, faça isto. Este pode ser o melhor caminho a ser percorrido, especialmente em relação à lavagem. É o mesmo raciocínio empregado para a pele: tomar muitos banhos diários traz prejuízos à pele. Secar o couro cabeludo todos os dias pode torná-lo mais propenso à quebra e a outros danos. Ainda assim, se você gosta de lavar o cabelo todos os dias, tente tirar uma folga nos fins de semana ou uma vez por semana, pelo menos.

Há um limite para o crescimento do cabelo?
Existe, e ele é diferente para cada um. O limite para o crescimento do cabelo depende de quanto tempo o folículo piloso permanece em fase de crescimento. Para que o seu cabelo atinja três metros de comprimento, ele tem que crescer por seis anos. Algumas pessoas têm um cabelo que faz isso, já os folículos dos cabelos de algumas pessoas entram numa fase de repouso mais cedo do que isso. Normalmente, os fios de cabelo são destinados  a crescer entre dois e três metros de comprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...