terça-feira, 12 de junho de 2012

Como Evitar o Mau Hálito



Odor bucal extremamente desagradável, a halitose, ou mau hálito, como é mais popularmente chamada. Pode ser causada por diversos fatores, dentre os mais comuns, estão a higiene oral inadequada e deficiente – que dão origem a problemas originários do mau hálito, como formação de saburra lingual, placas dentárias, acúmulo de restos de alimentos entre os dentes e cáries.

Mas não é apenas na boca onde mora o perigo. O mau hálito também possuiu causas extrabucais. As mais freqüentes são devido às doenças da orofaringe, bronco-pulmonares, digestivas, alcalose, doenças hepáticas, perturbações do sistema gastrointestinal, diabetes, tabagismo, doenças febris, intestino preso, além de deficiência de vitaminas A e D.

A prevenção da halitose deve incluir, principalmente, cuidados com a higiene bucal e também alimentação. Quem possui propensão a sofrer de mau hálito, deve evitar carne gordurosa, fritura, repolho, brócolis, couve-flor, alho, cebola, bebidas alcoólicas, cigarro e determinados medicamentos de cheiro acentuado.

A alimentação adequada para combater o mau hálito deve ser rica em alimentos fontes de fibras – cenoura, maçã, etc -, e laticínios magros (leite desnatado, queijo branco, ricota…). Além de ingerir bastante água e alimentos que contenha carboidrato.

A higiene bucal eficiente para evitar e melhora a halitose precisa ser caprichada: escove os dentes, sempre que necessário, e principalmente após cada refeição. Não esqueça da língua! Ela deve ser limpa com raspadores específicos, a cada escovação de dentes. O uso de fio dental também é super importante, bem como a realização de bochechos (feitos com uma pitada de bicarbonato de sódio ou anti-sépticos bucais).

Fazer consultas periódicas ao dentista é fundamental, especialmente para obter uma higienização mais profunda – apenas realizada por um profissional, é a única forma de remover a placa bacteriana ou o acúmulo de tártaro na região inferior dos dentes, outros principais causadores do mau hálito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...