segunda-feira, 25 de junho de 2012

Como usar estampa de lenço


Foto: Reprodução / Style by Duda

Febre para a temporada do verão 2013, as estampas características dos conhecidos lencinhos de seda – foulards – tornam-se tendência. Do pescoço às roupas, as estampas de lenço estão presentes em camisas de seda, calças amplas, shorts, saias, blazers e vestidos.

Os foulards (fulars) – em francês -, conhecidos lenços quadrangulares de seda, são elementos utilizados especialmente na Europa. Geralmente de metragem de 70 cm por 70 cm ou 90 cm por 90 cm, agora se fazem presentes em peças totais para a próxima estação.

Nas coleções de Versace, Dior, Balmain, dentre outras, motivos lenço tendem a resgatar as formas maxi, ofuscadas pelo minimalismo nas últimas estações. Inspirada nos anos de 1990, a estampa de lenço agrega ao look ares artísticos em meio à despretensão e elegância.

D&G, por sua vez, explorou o universo das estampas de lenço de maneira despojada e criativa: saias e shorts foram compostos juntamente a tops e camisas em looks totais, combinando motivos estampados. Entretanto, há a opção de se escolher peças atuais com a estampa foulard, como tops e bottons, ou ainda aproveitar um lenço já adquirido para fazer amarrações.

Entre os principais desenhos estampados estão paisagens tropicais, molduras rústicas, motivos de cavalaria, arabescos e correntes em referência aos tradicionais lenços de marcas como Chanel, Versace, Hermés e Fendi. Seja qual for a estampa escolhida, tais motivos colocam em destaque as produções básicas.
Como usar estampa lenço

De tonalidades pastel ou supercoloridas, pedem peças monocromáticas como complemento ou no formato tom sobre tom. Logo, quando usar uma peça estampada vista outra lisa em cor neutra, com uma ou duas cores da estampa selecionada mantendo em destaque a cor predominante do desenho ou secundária. Sugere-se o laranja, o amarelo, tal como o verde, pink e azul, cores em voga para o verão 2013.

Assim, de cores fortes, tendem a criar a impressão de aumento da área vestida, portanto, procure usar a estampa de lenço escolhida em uma parte menos ampla do corpo. Estampas grandes agregam volume ao corpo e, caso esteja acima de seu peso ideal, tenha como opção os motivos menores. E mais: use os cintos finos como adereço para demarcar a cintura e alongar a silhueta.

Tais produções podem conter peças de alfaiataria para compô-la, ou aderirem versões hi-lo, em par as calças jeans e calçados pesados, de tons terrosos. Para quebrar o estilo vintage característico da estampa, jaquetas perfecto de couro são elementos a serem utilizados. Porém, para embarcar no estilo retrô, invista em cardigãs e suéteres de nuances neutras.
1. D&G Verão 2012

2. Calças estampadas

3. Estampas de lenço em camisas

4. Saias estampadas

5. Shorts estampados

6. Estampas de lenço em vestidos

Um comentário:

  1. Oi, vim um comentario seu em outro blog falando sobre seguidores e vim te conhecer, achei seu blog bem interessante.
    E quero te convidar para participar do meu mosaico "viagem de volta ao passado" é muito legal e dá oportunidade para novos seguidores.

    http://cafeecetim.blogspot.com.br/2012/06/bom-dia-flores-do-meu-jardim-desculpem.html

    beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...