sábado, 16 de junho de 2012

Alimentos que Diminuem os Sintomas da Menopausa


Alimentação para viver bem na menopausa

É inevitável, um dia todas nós mulheres iremos passar por esse processo natural que tanto nos assusta: a menopausa. Mas acalme-se, não com o que se preocupar, mantendo os cuidados necessários, como uma boa alimentação, é possível levar uma vida normal, saudável e muito produtiva.

Alguns dos sintomas da menopausa são calor excessivo, insônia, suor durante a noite, perda da paciência, ansiedade, diminuição da memória e atenção, cansaço e outros. Eles tendem a aparecem, geralmente, entre 45 e 55 anos. Evite esses problemas com a alimentação correta, veja quais alimentos consumir.
Ácido Fólico: ajuda a repor DNA e diminui o risco de câncer de mama. Encontramos nos vegetais verdes escuros.

Vitamina B6: importante para a formação de neurotransmissores (triptofano), melhora o bem estar. Podemos encontrar nos cereais integrais, ovos e grãos.
Vitamina C: necessária para síntese de hormônios ovarianos. Podemos encontrar nas frutas cítricas.
Magnésio: age no bom humor, no relaxamento muscular e na formação de neurotransmissores. Podemos encontrar nos cereais integrais, grãos, beterraba e sementes oleaginosas.
Cálcio: essencial para garantir a massa óssea e contração muscular. É encontrado nos vegetais verdes, leite e derivados.
Zinco: é necessário para síntese de hormônios, para melhorar as funções ovarianas e otimizar as funções estrogênicas. Encontramos com facilidade nos frutos do mar e peixes.
Selênio: antioxidante e fortalece as funções cerebrais. Encontrado na castanha do Pará.
Ômega 3: melhora as funções cerebrais, impulsos nervosos, regula a ação insulínica – glicose, diminui colesterol ruim (LDL) e melhora a fluidez sanguinea. Encontramos facilmente na linhaça e peixes de água fria. Substâncias fitoestrogenas: possuem ação similar ao hormônio estrógeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...