quinta-feira, 21 de junho de 2012

7 Dicas de Bons Modos à Mesa

Sete passos para educação à mesa
 Uma pessoa bem educada chama a atenção em qualquer ambiente por seus bons modos. Em qualquer situação do nosso dia a dia estamos exercendo parte de tudo o que aprendemos na vida sobre como tratar pessoas e agir em determinadas ocasiões. Uma das situações mais constrangedoras para muita gente é sentar-se à mesa, mas com simples cuidados ninguém deve temer fazer feio em nenhum jantar ou almoço em conjunto.

Vejas sete dicas para nunca errar nas boas maneiras à mesa:

1 –  Para começar, quando se vai a um jantar formal, geralmente são apresentadas mais de uma opção de refeição. Quando isso acontece, sempre há um prato para a entrada, o prato principal e um para a sobremesa, às vezes possuem mais. O mesmo acontece com os talheres e copos, há uma bebida adequada para cada item do jantar, e para cada bebida um copo e, assim, o mesmo se faz com os garfos, facas e colheres. Ao se deparar com tantas coisas sobre a mesa para uma só pessoa, o convidado pode ficar sem saber o que fazer. Não se desespere, a regra é: o primeiro prato a ser servido estará sempre em cima, o talher adequado para ele será sempre o de fora e o copo também, portanto, use de fora para dentro, sempre.


2 –  Guardanapos de tecido. Muito bonitos e sofisticados, geralmente só são oferecidos em restaurantes caros e festas elegantes. Mas o que fazer com ele? Bem, você deve pousá-lo sobre as pernas, sempre dobrado na metade, formando um “V”.

3 – Enquanto estiver jantando ou almoçando, estabeleça uma comunicação suave e delicada, nunca fale alto demais ou dê gargalhadas à mesa.

4 – Depois de aprender a como conversar à mesa, você também deve saber o que fazer com os braços. Jamais os cotovelos devem ser apoiados sobre a mesa, esta é uma postura totalmente inadequada, no máximo, você pode pousar o antebraço na borda da mesa e os punhos. O ideal é que as mãos fiquem paradas sobre as pernas.

5 – Agora que você já saber utilizar os talheres para cada tipo de refeição, o que fazer com eles após comer? Muito bem, assim que cada prato for degustado, eles serão retirados por garçons até restar somente o último. Quando isso acontecer, caso haja um garfo e uma faca, eles devem ficar em posição paralela, com a faca sempre à direita do garfo, com a serra virada para dentro. De preferência posicione os cabos virados para você.

6 – Nunca assovie para chamar o garçom ou chame-o por apelidos, apenas faça um sinal educadamente e chame-o por “garçom” ou pergunte-lhe o nome, o que é muito mais educado.

7 – Para finalizar, nada mais incômodo do que um celular a tocar durante um jantar, certo? Por isso, deixe o seu sempre em toque silencioso e de preferência não o utilize durante o evento. Caso necessite, peça licença e retire-se do ambiente, nunca fale ou fique trocando mensagens à mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...