domingo, 10 de junho de 2012

Como ser Figurinista: Profissão, Cursos, Onde Trabalhar e Requisitos


.
Você já prestou atenção na composição dos personagens no teatro, no cinema e na televisão? As produções são impecáveis e com o desenvolvimento da tecnologia cinematográfica, se tornaram cada vez mais reais. Boa parte dessa perfeição se deve ao trabalho dos Figurinistas.

A profissão não é tão conhecida mas está cada vez mais valorizada. Figurinista é o profissional que trabalha escolhendo e produzindo o figurino de produções artísticas em geral. Além das roupas, ele cuida dos acessórios utilizados pelos personagens e até mesmo dos elementos de cena.

O profissional precisa ter bons conhecimentos históricos no caso de produções de época e precisa ser uma pessoa que se atem aos detalhes. Algumas características necessárias são: responsabilidade, metodologia, eficiência, boa vontade, interesse e capricho.

.
Grandes produções do cinema aclamadas pelos figurinos
.
Academicamente é interessante ter algum curso de graduação ligada à moda, negócios da moda, design de moda e artes. A formação não é obrigatória mas serve como um diferencial nos processos de seleção de grandes profissionais. O mesmo serve para cursos de atualização e contatos com culturas diferentes.

As principais áreas de atuação de um figurinista são: montagens artísticas, apresentações de dança, programas de televisão, produção de filmes e peças teatrais, shows, novelas, minisséries e eventos que tenham participação de artistas em geral.

Mas e você, o que acha da profissão? Deixe o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...