segunda-feira, 11 de junho de 2012

Estrias

Estrias

As estrias são cicatrizes causadas pela ruptura das fibras elásticas e de colágeno. Estas fibras estão localizadas na camada mais profunda da pele. A estria inicia-se com um processo inflamatório, por isso surgem as linhas vermelhas. O organismo passa a produzir um colágeno mais espesso e a marca fica semelhante a uma cicatriz com coloração perolada: a melanina, pigmento que dá cor à pele, desaparece.
As estrias são lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de um a vários centímetros de extensão. Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas, evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. Em pessoas de pele morena, as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa. Algumas pessoas desenvolvem estrias mesmo com pouca distensão da pele; outras não desenvolvem estrias nem mesmo na gravidez — quando a distensão da pele é muito grande.

Alguns fatores que contribuem para o surgimento das estrias:

  • Alterações do peso: emagrecer ou engordar de forma rápida e excessiva pode provocar o esticamento da pele.
  • Problemas hormonais: o aumento da produção de estrógeno e progesterona podem fragilizar as fibras de colágeno e elastina, tornando mais fácil de serem rompidas.
  • Genética: a elasticidade e a resistência da pele dependem das características hereditárias.
  • Gravidez: se não houver controle de peso, a pele pode estriar.

Prevenção

  • Manter o corpo bem hidratado sempre.
  • Beber em média 2 litros de água diariamente.
  • Fazer hidratação da pele com cremes e loções hidratantes. Esses cremes devem ser ricos em emolientes à base de colágeno, elastina, lipossomas, uréia e óleos vegetais. A melhor lubrificação melhora a resistência da pele contra a ruptura das fibras.
  • Praticar exercícios físicos regularmente.
  • Evitar a ingestão em excesso de doces e gorduras.
  • Alimentar-se bem, ingerindo quantidades adequadas de frutas e vegetais frescos. A vitamina C presente nesses alimentos é um importante antioxidante e ajuda na formação das proteínas da pele.

Tratamento

A maioria dos tratamentos visa à renovação da pele e ao aumento da produção de colágeno. O resultado é melhor em estrias recentes. A esfoliação serve para fazer a descamação da pele superficial, promovendo o crescimento de uma nova pele. Outra forma de fazer a esfoliação é através de um aparelho que tem a função de lixar a pele com uma ponta de cristal ou diamante. Ocorre a descamação da pele que recobre a estria, estimulando sua regeneração. Uma grande vantagem dessa técnica é que ela estimula também a produção da elastina, que é responsável pela firmeza e elasticidade da pele.
O resultado da esfoliação é o aumento do estímulo para formação de colágeno e elastina, melhorando a qualidade da pele. Existem várias técnicas eficientes contra as estrias, e a maioria dos médicos recomenda a utilização de pelo menos duas delas em combinação, pois assim os resultados são superiores aos conseguidos com técnicas isoladas. Uma exceção é em alguns casos de estrias recentes, quando o uso de apenas uma técnica pode ser eficaz.
Além da esfoliação, outra forma de tratamento é a injeção de substâncias que estimulam a formação de uma nova pele — como o ácido glicólico, a vitamina C e outras. A injeção é feita ao longo de toda a estria, com agulhas finíssimas, melhorando a circulação local e a produção de proteínas da pele. Consegue-se com isso a redução da altura e da espessura das estrias. São necessárias várias sessões, e a aplicação pode ser dolorosa. Assim como nos casos anteriores, a exposição ao sol deve ser evitada.
A aplicação do laser também leva à redução dos vasos sanguíneos nas estrias, reduzindo sua coloração arroxeada ou rósea. Ela leva também ao aumento das proteínas na pele. São feitas várias sessões, com intervalo de 15 dias. Consegue-se assim atenuar bem a aparência da estria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...