terça-feira, 9 de outubro de 2012

Aprenda a aliviar os principais problemas nos pés

como aliviar os principais problemas nos pés Aprenda a aliviar os principais problemas nos pés

Depois de um dia inteiro de trabalho, daquela mega festa ou mesmo de um dia de compras é quase certo que a primeira parte do seu corpo que sofrerá os efeitos serão seus pés. Isso acontece porque eles aguentam todo o peso do nosso corpo e nem sempre recebem os cuidados necessários. Com ajuda de profissionais, selecionamos os problemas mais comuns dos pés, suas causas e tratamentos indicados.
Dores nos calcanhares

Os incômodos nos calcanhares podem ser causadas pelo uso de sapatos inadequados ou pela prática de esportes em superfícies muito duras. Nestes casos, as dores costumam desaparecer após o repouso. Fique atento, se isso acontecer, mude de calçado e de local de atividade.

Se a dor persistir procure um médico, pois ela pode ser um sinal de um problema mais sério como calosidades, verrugas plantares e úlceras plantares. A dermatologista Bárbara Uzel, do Hospital Anchiet (DF) diz que as doenças ortopédicas também podem causar dor nessa região. “Primeiro é necessário fazer um diagnóstico preciso do problema e depois instituir o tratamento adequado”, explica.
Rachaduras

As rachaduras nos pés geralmente são causadas pelo ressecamento da região. “Para evitar, use diariamente hidratantes especiais à base de ureia, lactato de amônio e ceramidas”, explica Bárbara. É comum que as rachaduras também atinjam as mulheres após a menopausa ou sejam causadas por alergias na pele. Se mesmo com a hidratação o problema persistir, procure um médico dermatologista.
Micose

As micoses geralmente são causadas por fungos. Os mais comuns são os chamados dermatófitos. As micoses podem ser transmitidas por outras pessoas, animais de estimação ou pelo próprio meio ambiente. O ideal é tratar com pomadas específicas para o problema e manter sempre os pés bem secos depois do banho.
Descamação

A descamação nos pés pode ser causada por uma inflamação e que vai acelerar a renovação da pele. Neste caso recomenda-se um tratamento dermatológico. Para descamações pequenas, indica-se uma esfoliação semanal com um produto específico para os pés. “O creme deve ter uma granulação média, para controlar a produção de queratina, mas sem agredir a pele”, explica Paula Carvalho, coordenadora do Centro de Estudos e Cosmetologia Aplicada (CECA-SP).
Bolhas

As bolhas nos pés geralmente são consequência do atrito da pele com o calçado ou a meia. Para evitá-las, use sapatos confortáveis e bem ajustados aos pés. Se as bolhas não tiverem estourado, proteja-as com curativos e elas curarão sozinhas. No caso de estourarem use antisséptico e faça um curativo.
“As bolhas também podem ser manifestação de doenças bolhosas da pele e geralmente são graves. Mas somente o dermatologista é capaz de diferenciá-las e sugerir o tratamento”, finaliza Bárbara.
Odores desagradáveis (chulé)

Nada pior que sofrer com esse problema, mas ele tem solução. Os odores desagradáveis são causados pela degradação do suor, por bactérias e fungos normais da nossa pele acumulados nas meias e nos sapatos. Neste caso recomenda-se uma higiene com talco, produto antitranspirante para os pés e sempre o uso de meias limpas.

Por fim, Paula Carvalho dá uma preciosa dica para um momento de prazer e de cuidados com os pés. “No banho aplique um esfoliante, massageando suavemente os pés por alguns minutos. Enxágue. Depois, sente-se e coloque os pés em água morna, fazendo um escalda pés. Pode-se usar ou não um sabonete específico para isso. Deixe os pés mergulhados por 5 minutos. As borbulhas darão uma sensação de relaxamento e alívio do cansaço”, sugere. Aproveite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...