sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Blog 3 fases da lua

A Santa da Gruta


Recebi este texto por E-mail e gostaria de compartilhar.
Não sei o nome do autor ou autora por isto não estou colocando o nome.
Será uma honra para mim se quem escreveu este texto me enviasse o seu nome para eu divulgar não só este texto como outros.
Se alguém souber o nome favor me avisar.


A SANTA DA GRUTA



Havia uma moça que sempre ia a um jardim publico onde havia uma gruta com a imagem de uma Santa. 
Um rapaz que trabalhava numa quitanda ali perto sempre a observava.
Ela chegava em frente a gruta ficava alguns momentos olhando a Santa depois ia sentar-se num banco um pouco distante, sombreado por arvores.

A cada dia que o rapaz a via ficava mais intrigado. Certo dia tomou coragem, esperou ela se sentar no banco de sempre e se aproximou:
Boa tarde, posso me sentar?
A moça olhou em seus olhos por um instante e sorriu:
Fique a vontade.

O rapaz sentou-se. O lugar estava fresco, muito agradável.
Desculpe meu atrevimento, mas estou intrigado contigo.
A moça o olhou novamente e sorriu.

Sempre a vejo vir aqui, parar em frente a Santa e depois vir sentar-se neste banco. O que me intriga é que nunca a vi fazer o sinal da cruz. Você não reza?

Sim. Eu rogo à Mãe toda vez que venho aqui, mas não faço o sinal da cruz porque não sou católica.
Então o que você é?
A moça lhe sorriu novamente e respondeu:
Sou pagã. Sou uma bruxa.
O rapaz arregalou os olhos

Então eu não entendo. Se é uma bruxa porque vem orar num lugar com uma Santa católica?
Porque a minha Senhora é a mesma Nossa Senhora aparecida e todas as Santas dos católicos. A minha Senhora é a mesma Yemanjá dos umbandistas, e a mesma Deusa dos hindus...enfim... a minha Senhora são todas as Senhoras e todas as Deusas de todas as religiões.
Então você não tem uma religião!


A moça o olhou profundamente.
Sim, eu tenho uma religião. Sou da Antiga Religião. Do tempo em que a face feminina de Deus era adorada, de uma época anterior ao cristianismo, onde a Deusa era venerada através da Natureza, através do plantio e das colheitas, através da vida e também da morte. Era em rituais que comemoravam as fases da Natureza, as épocas de trabalhar a terra e também de trabalhar a si mesmo. Nesta época as três faces da Deusa era adorada e compreendida, assim como seu consorte...

Consorte? A Deusa era casada? moça deu uma gargalhada e o olhou com simpatia. O rapaz tinha um sorriso tímido nos lábios e interesse no olhar.

Mais ou menos. Para mim tudo tem os dois lados. E ambos os lados são ao mesmo tempo opostos e complementares. O dia tem a noite, o frio tem o calor, o amor tem o ódio, o doce tem o salgado, o homem tem a mulher, a Deusa tem o Deus. Todas essas "coisas" não teriam sentido sem o seu par, o seu oposto e complementar, assim como o bem e o mal. E tudo precisa estar em equilíbrio, quando não estão causam, por exemplo o desequilíbrio que o homem causou a Natureza e então acontecem as catástrofes naturais, as mudanças climática atípicas, o desgelo dos icebergs, o efeito estufa...enfim causam mazelas ao próprio homem.
Você não parece bruxa! Bruxa faz feitiços, se veste de preto e é esquisita. Já conheci uma bruxa.
A moça deu uma sonora gargalhada.
E quem te disse que eu não faço feitiços? Quem te disse que eu não me visto de preto? E quem te disse que eu não sou esquisita?
Você não tem jeito de quem faz feitiço para prejudicar alguém sempre a vejo com roupas coloridas e você não é esquisita.

A concepção que você tem de que uma bruxa só faz feitiço pra prejudicar os outros foi incutida através do cristianismo, assim como a idéia de que toda bruxa tem parte com o diabo e coisas deste tipo. Na realidade feitiços e rituais nada mais são do que formas de impingi maiores poderes as nossas ações e entrar em contato com as divindades...

Divindades?
Sim. Através de rituais entramos num contato maior com o Deus e a Deusa, com os elementos da Natureza, com a divindade dentro de nós mesmos...
Como assim divindade dentro de nos mesmos?
Acredito que somos parte da Deusa e sendo parte da Deusa, somos também deuses, somos fragmentos evoluindo para voltar a sermos o que sempre fomos: LUZ.


Não entendi... como é que alguém evolui pra ser o que era?
O ser humano foi originado da força maior...ou Deus, para que você entenda melhor.. só que essa centelha divina que deu origem ao homem foi encoberta por "camadas" e para que essa centelha divina entre em comunhão com a força suprema que a gerou é preciso atravessar essas camadas. E atravessa-las é o que eu chamo de Trilhar o Caminho. Como numa caminhada é preciso dar passo a passo, subir degrau por degrau, alcançar uma camada de cada vez... e para se alcançar cada camada é preciso melhorar-se interiormente, é preciso evoluir. São muitas camadas, muitas pequenas evoluções que em conjunto fazem a evolução suprema, ou seja, a Luz que temos em nos, a Luz que somos nós evolui através das camadas para integrar a Luz Maior...voltar a ser o que era antes das camadas.


E quanto aos feitiços? Já ouvi dizer que usam sapos, cobras, morcegos e desculpe... Mas já ouvi dizer ate que fazem sacrifícios humanos!

Os feitiços, poções, etc. são meios físicos que usamos para fortalecer nossos desejos. Por exemplo: Estou procurando um emprego. Então faço um feitiço. Uso incensos, ervas, objetos, palavras de poder, etc. tudo isso pra tornar mais forte dentro de mim esta busca, ficando mais forte dentro de mim, fica mais forte a minha volta e se faz uma sintonia para alcançar meu objetivo. Existem sim alguns feitiços que usam sapos e coisas do gênero, até porque a maioria deles é originado de muito tempo atrás, quando o homem utilizava todos os elementos da Natureza com mais consciência...mas tem muita coisa que só tem o nome de "escabroso"... tipo de repente você encontrar um feitiço que diz: "misture dois dentes de dragão..." ou " acrescente uma colher de baba de lobo...." ai você vai descobrir que essas coisas são ervas, plantas, pós concentrados, etc.

Quanto a sacrifícios humanos... Infelizmente como em todas as religiões existem aqueles que se desvirtuaram no Caminho, que se perderam e tomaram o rumo errado. Que não compreenderam a verdadeira magia e utilizam meios totalmente deturpados para alcançar seus objetivos. Meios equivocados, diga-se de passagem, uma vez que se esquece as leis básicas que regem o Universo, como a Lei do Retorno, onde se tem consciência de que toda ação tem uma reação, de que tudo que se faz volta a si mesmo. Esquecem o principal mandamento de um verdadeiro feitiço: "Sem prejudicar ninguém, faça a sua vontade".


Entendo... Mas e quanto as roupas pretas, caldeirões, vassouras...
Geralmente se usa roupa preta em rituais, mas isso não quer dizer que se esteja fazendo algo mal ou atraindo forças das trevas. A concepção de que o negro atrai e faz coisas ruins é outra "contribuição" cristã. O negro em muitos casos é utilizado como proteção, como uma espécie de bloqueio para as más energias. O caldeirão não usado como crêem alguns para "cozinhar criancinhas", essa é outra idéia incutida pelo cristianismo. O caldeirão representa o útero da Grande Mãe, representa o lugar onde tudo é gerado, por isso se utiliza o caldeirão em feitiços, poções, rituais...

A vassoura, entre outras coisas, é utilizada para limpar o ambiente. "Varrer" as energias negativas de um local onde será realizado um ritual, por exemplo.
A moça parou para respirar o frescor da tarde, olhou o rapaz com um sorriso maroto nos lábios.

Deixa eu responder sua ultima questão: " Bruxas serem esquisitas"
O rapaz sorriu e lhe disse com ternura:
Você não é esquisita.

E o que é esquisito pra você?
Uma pessoa vestir-se de preto, usar símbolos pelo corpo..morar numa cabana dentro de uma mata? Esquisito é só um rotulo que as pessoas colocam em algo que não compreendem. Esquisito é alguém rotular algo que não tem conhecimento. Muitas pessoas achariam esquisita uma moça falar essas coisas a um rapaz que nem conhece. Achariam esquisitos os rituais, achariam esquisito o tipo de desprendimento em encarar a vida, acharia esquisito eu não me importar em ser considerada esquisita. Lamento te decepcionar... Mas sou esquisita aos olhos de muita gente.

Mas não é esquisita pra mim.
A moça levantou-se, o rapaz também. Ela olhou profundamente em seus olhos:

Fico feliz - antes de virar-lhe as costas para ir embora, a moça o brindou com um cálido sorriso e disse:
Bênçãos Plenas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...