quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Limpeza de pele


Ter uma pele bonita, saudável, sem manchas e limpa faz parte do ideal de beleza de 10 entre 10 mulheres, mas os métodos para se atingir tal objetivo vão muito além do sabonete e exigem a ajuda de profissionais e produtos específicos, passando por uma série de tratamentos, onde o mais comum é a limpeza de pele.

A limpeza de pele tem a função de remover as impurezas da pele promovendo a abertura e limpeza dos poros para que a pele respire e renove suas células. É uma limpeza profunda que elimina as impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas, responsáveis pela formação de cravos, espinhas e miliuns, os pontinhos brancos de sebo que ficam na camada superior da pele.
Existem muitos produtos e receitas para fazer uma limpeza de pele caseira sem ser superficial, mas é preciso ter muito cuidado, pois o ato de apertar cravos, se não for bem feito, pode até provocar cicatrizes e infecções.

Para garantir um resultado perfeito, o mais indicado é que procure uma dermatologista, clínica de estética ou mesmo um salão de beleza, onde profissionais especializados farão uma avaliação para verificar o seu tipo de pele e só então realizar o procedimento com produtos indicados para este fim.

Em casos gerais, uma sessão é suficiente para limpar a pele e a repetição pode ser mensal, de acordo com o tipo de pele. Enquanto alguns tipos de pele conseguem efetuar essa limpeza naturalmente, outras precisam de maior atenção e cuidado, como as peles muito oleosas e com acne.

Especialistas não recomendam que a limpeza de pele em si seja feita em casa, mas se você é do tipo que não resiste e sempre se pega em frente ao espelho apertando cravos, alguns cuidados podem ajudar a minimizar os riscos.

O ideal é que lave o rosto com água morna, de preferência no chuveiro, pois o vapor ajuda abrir os poros. Em seguida, molhe um algodão em água quente e aplique sobre o cravo por alguns minutos. Só depois, aperte ao redor dos cravos fazendo pressão, mas atenção, se não sair com facilidade, não insista, caso contrário, o rosto pode ficar marcado.

Na esteticista, uma limpeza de pele completa pode durar até duas horas entre limpeza e hidratação. Dependendo da clínica, o passo-a-passo pode ser mudado, mas os mais comuns são os listados abaixo:
1 – Limpeza e Higienização

É a primeira fase da limpeza, onde são aplicados demaquilantes para retirar os resíduos de maquiagem e loções, emulsões em creme ou gel que retiram impurezas superficiais.
2 – Esfoliação

A pele realiza um processo natural de remoção de células mortas substituindo-as por novas e a esfoliação é uma maneira de facilitar esse processo. Nele, são aplicados produtos com textura arenosa ou granulada que removem as células mortas e afinam a camada superficial da pele.
3 – Máscara Emoliente

O profissional aplica uma máscara para amolecer a camada superficial da pele e facilitar a retirada dos cravos, das espinhas e dos pontinhos brancos.
4 – Eletroterapia e Vaporização

Vapores de ozônio ficam sob o rosto para abrir os poros. O ozônio também tem efeito bactericida que ajuda a preparar a pele para o próximo passo.
5 – Extração

Esse processo pode ser feito tanto manualmente quanto com um aparelho de sucção. Manualmente, deve ser feito de forma delicada e o aparelho de sucção não é indicado em peles muito sensíveis. Por serem mais profundos, cravos brancos e miliuns são retirados com a ajuda de de uma microagulha esterelizada.
6 – Máscara calmante

Depois de tantas agressões, o rosto recebe uma máscara para acalmar a pele. Ao mesmo tempo em que recupera, essa máscara hidrata.
7 – Aparelho de LED

Em casos mais agressivos, utiliza-se o LED, que tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias que deixam o rosto menos marcado e sem a vermelhidão típica da limpeza de pele.
8 – Massagem e finalização

O profissional realiza uma massagem estimulante na pele e aplica uma máscara fina feita com cremes hidratantes ou com gel, em caso de pele oleosa. O profissional avalia qual a necessidade de cada tipo de pele para escolher a base da máscara que pode ser para hidratar, para clarear, para acalmar, para purificar e para tonificar.
9 – Finalização

Para concluir o processo de limpeza, a pele recebe uma camada de protetor solar.

Pessoas com lesões na pele ou quadros de acne muito agressivos, onde a pele se apresenta cheia de espinhas amarelas devem evitar o tratamento, optando antes por fazer um tratamento com um dermatologista para eliminar as espinhas. A recomendação é feita para que se evite infecções que comprometam a saúde da pele.

Produtos e cosméticos que possuam ácido em sua composição também devem ser evitados, assim como cremes oleosos que podem entupir os poros. Sempre se informe se você faz uso de medicamentos severos para evitar alergias ou complicações.
Gestantes e pessoas que utilizam marca-passos, podem fazer a limpeza de pele, mas a utilização de alguns aparelhos é contra-indicada. Antes de iniciar o procedimento, consulte um profissional.

Você também pode contribuir diariamente para a manutenção e saúde da sua pele. Entre uma limpeza geral e outra, tenha sempre um kit para que você mesma possa fazer uma limpeza. Neste kit, você vai precisar de uma loção demaquilante, um tônico de pele, creme ou gel de hidratação e um sabonete esfoliante.

Outros cuidados como remover a maquiagem antes de dormir, higienizar e tonificar a pele diariamente, utilizar filtro solar e produtos indicados para o seu tipo de pele são fundamentais para manter a pele sempre linda, jovem e bem cuidada. Caso note qualquer mancha ou ferimento incomum e persistente na pele, consulte sempre um dermatologista.


Fonte:Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...