sábado, 27 de outubro de 2012

Escova de cabelo: dicas para escolher a ideal

escova de cabelo Escova de cabelo: dicas para escolher a ideal

Talvez você nunca tenha parado para pensar neste assunto, mas escolher o tipo de escova mais adequado para o seu tipo de cabelo é fundamental para garantir o melhor resultado na hora de pentear, modelar ou escovar os fios. Basta prestar atenção na próxima visita ao salão de beleza, que você verá a quantidade de escovas que os cabeleireiros possuem para conseguir o melhor efeito.

Atualmente, o mercado oferece uma grande variedade de escovas de tamanhos, cerdas, modelos e materiais diferentes. Descubra qual a diferença entre elas e a mais indicada para o seu tipo de cabelo.

Tipos de cerda

Um dos pontos a serem analisados na hora de escolher a escova são as cerdas. As cerdas com bolinha nas pontas servem para travar o cabelo na hora de escovar, por isso são mais utilizadas em cabelos grossos, já que nos finos a resistência é menor e o cabelo pode acabar quebrando. As escovas com cerdas de náilon podem ser utilizadas por qualquer tipo de cabelo tanto para secar, quanto para modelar.

As cerdas naturais como a de javali são ideais para cabelos finos e quebradiços. Por serem mais macias, elas não agridem o cabelo na hora de secar e reduzem a quebra durante a escovação.

As cerdas de metal são excelentes para desembaraçar os fios, mas qualquer descuido pode ferir o couro cabeludo enquanto as de plástico com bolinha nas pontas são perfeitas para desembaraçar os fios principalmente se estiverem molhados.
Tipos de cabo

O cabo da escova também precisa ser avaliado na hora da escolha. Escovas com cabos de madeira reduzem a estática dos fios diminuindo o frizz. As de cabo metálico aceleram o processo de secagem e as de cerâmica são mais utilizadas para modelar os cabelos devido à sua capacidade de reter o calor.
Tamanhos de escovas

Neste caso a regra é simples, cabelos curtos conseguem melhores resultados com escovas pequenas e fininhas, cabelos médios ficam melhores quando modelados com escovas médias e escovas grandes devem ser utilizadas em cabelos longos.
Textura dos fios

Quem tem cabelos finos deve escolher uma escova com cerdas naturais retas e bem unidas para desembaraçá-los sem agredir o couro cabeludo. Já quem tem fios grossos deve preferir escovas com cerdas finas e separadas.
Escova Raquete

Esse tipo de escova possui formato mais reto e quadrado e cerdas com espaçamento grande que facilitam o desembaraçamento e penteiam sem quebrar. Além disso, possuem proteção para não arranhar o couro cabeludo. São indicadas para cabelos lisos e levemente ondulados. Os lisos também podem ser escovados com este modelo.
Escova com Cerdas Separadas

Esse tipo de escova possui um espaçamento amplo entre as cerdas, o que permite que o cabelo se espalhe com maior facilidade. São indicadas para cabelos crespos e grossos, pois alisam facilmente.
Escova com Cerdas Mistas

Esse tipo de escova mistura náilon, que auxilia no desembaraçamento dos fios e cerdas naturais de javali que alinham os fios proporcionando maior firmeza e deixando cabelo mais liso. Deslizam mais facilmente em cabelos ondulados e crespos.


Escova Térmica de Metal

Essas escovas são melhores utilizadas por profissionais e em casa devem ser usadas com cuidado, pois ao aquecerem, seu uso incorreto pode queimar os fios e o couro cabeludo. Seu corpo metálico faz com que os cabelos sequem mais rapidamente, por isso são usadas para alisar e também para modelar os fios de cabelos lisos deixando-os cacheados e também para alisar cabelos cacheados.



Fonte: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...