segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Comida caseira para cães



Para quem tem cães e gosta de cozinhar saiba que existe um sem- número de receitas de biscoitos para cães que pode fazer em casa, daqueles que se dão de vez em quando por mimo, para premia-los, os chamados snacks para cães. Ao fazê-los em casa saberá o que lhes está a dar e comerão com maior satisfação e com a certeza que estão a consumir algo natural.

Uma amiga minha deu-me umas quantas receitas que tenho posto em prática e têm-se revelado um sucesso com os patudos. Como sou voluntária numa Associação acabo por fazer muitas vezes em maior quantidade para lhes levar também.

Deixarei então aqui algumas receitas de biscoitos. Surpreendam-se ao fazê-los e se tiverem maquinaria ainda mais facilitado fica o trabalho.

Deixo mais uma nota. Numa época de crise como aquela que atravessamos os animais têm-se tornado em vítimas silenciosas deste período de carestia que atravessamos. Vítimas que acabam abandonadas, jogadas na rua ou em canis de abate.

Nesta época de crise sabemos também que nem todas as pessoas podem alimentar os seus animais com uma boa ração, ração essa que lhe permitirá manter o estado de saúde desejado. Não abandone o seu animal por isso. Há alternativas que pode estudar. Entre dar uma ração mais barata ao animal ou abandona-lo porque representa uma despesa acrescida, por favor, opte por uma ração mais económica.

Ainda numa perspectiva de economia e saúde, saiba que pode complementar a alimentação do seu cão no caso de lhe dar uma ração de menor qualidade com a confecção de comida caseira para o seu cão. Não estamos a falar de restos de comida, pouco ou nada saudáveis para ele. Estamos a falar de comida confeccionada propositadamente para o seu amigo de 4 patas.

Falo de arroz cozido ou massa, carne, que pode ser frango ou peru (sem os ossos) , fígados ou moelas ou carne de vaca (não dê carne de porco ao seu cão). Pode acrescentar a este menu pequenas porções de legumes. Os cães podem, por exemplo, comer courgette, espinafres, cenoura, maçã, ervilhas,batata e batata doce , tudo isto em pequenas quantidades diárias. Pode ainda colocar neste preparado uma vez por semana e nunca mais do que isso um dente de alho picado (é um óptimo desparasitante interno e externo natural) e um ovo (repleto de nutrientes para os animais e rico em proteína). Nunca exceda as quantidades recomendadas aqui. Pode ainda usar um fio de azeite na comida, muito leve.

E porque cada cabeça sua sentença, no que toca à alimentação animal não é excepção. Várias são as opiniões de veterinários e especialistas. Uns recomendam a alimentação do seu cão unicamente com ração de boa qualidade outros aconselham a alimentação caseira feita propositadamente para eles e há quem defenda ainda que o cão, sendo originário do lobo, caçava pequenas presas das quais se alimentava da sua carne, ossos e vísceras e nestas vísceras consumia pequenas percentagens de cereais e legumes, aconselhando a chamada comida BARF, ou seja comida natural, crua, constituída por carne, ossos,cereais e vegetais em quantidades controladas ao máximo por ser crua e riquíssima em nutrientes. Pode pesquisar sobre este tipo de alimentação natural. Nunca inicie nenhuma dieta alimentar nova ao seu cão sem se aconselhar com um veterinário.

A par pode ainda confeccionar os snaks caseiros para o seu cão. Estará a poupar dinheiro e a enriquecer a saúde do seu amigo de 4 patas ao dar-lhe produtos caseiros e naturais.

E acima de tudo, recorde-se que o seu animal (cão ou gato) foi uma responsabilidade que assumiu para a vida. Ele só o tem a si, enquanto você tem o seu trabalho, a sua família, os seus amigos, a sua vida, ele só o tem si! Pense no melhor para ele!

Mais uma sugestão- Para limpar o tártaro dos dentes dos cães uma das coisas eficazes é dar-lhe uma vez por semana um pedaço de pão duro, com 3/4 dias, enquanto o roem estão a limpar os dentes de forma natural e que lhes agrada bastante. Atenção se o seu cão tiver excesso de peso reduza a quantidade de pão que dá para não o engordar ainda mais.


Para saber mais sobre comida natural para cães cozinhada e não cozinhada aconselho vivamente que leiam com atenção este site. Chama-se Cachorro Verde e é para mim uma grande referência no que toca à confecção de comida caseira para animais, dicas, truques, sugestões, o que podem ou não comer os cães e gatos.

Neste site pode encontrar toda a informação que necessita sobre a quantidade a dar ao seu cão, as percentagens de carne, vísceras, cereais , frutas e legumes. Pode encontrar quais os ingredientes que o seu cão pode ou não comer. Deixo aqui os link's principais, mas aconselho uma leitura exaustiva deste site antes de iniciar uma mudança de alimentação, bem como, falar com o seu médico veterinário sobre o assunto:

Época de Natal

Nesta época festiva tenha muito cuidado com o seu cão e com o seu gato no que toca às decorações de Natal (laços de prendas, enfeites da árvore de Natal, enfeites da casa, as luzes da árvore de Natal, etc) porque podem ser fatais para os seus amigos de 4 patas. Evite deixa-los sozinhos nesses espaços enquanto tiver a decoração de Natal.Atenção também à planta chamada Estrela de natal, é perigosa para animais.

Quanto às comidas de Natal, também elas fatais para os seus animais, não lhe dê qualquer espécie de doce, os animais não possuem um metabolismo capaz de assimilar o açúcar, o queijo da serra por exemplo, por ser rico em gordura pode ser fatal para o seu animal, por isso evite o acesso do seu amigo de 4 patas a estas iguarias natalícias.

Comida caseira para cães

Deixo aqui um exemplo de uma refeição cozinhada especialmente para cães. Esta receita leva uma porção pequena de legumes( pode pôr cenoura e feijão verde ou cenoura e courgette, ou cenoura e ervilhas), uma porção ainda mais pequena de fruta (maçã, pêra), uma porção de massa ou arroz e uma porção de carne à escolha.

Neste caso levou 2 asas de peru cozidas e desossadas. As assas de peru não são caras, a parte de cima da asa contém muita carne e rende bastante. Façam refeições que dêem para 3 dias e que devem ser mantidas no frigorífico e tiradas antes de serem dadas ao cão para ficarem à temperatura ambiente(tire apenas a porção que vai dar ao cão).

Esta receita que aqui apresento foi feita com asas de peru,mistura de feijão verde e cenoura, 1 maçã, arroz e um fio de azeite
Como fazer? Leve água ao lume num tacho e deixe aquecer um pouco. Quando estiver quente e antes de ferver junte a carne, os legumes e a fruta e a carne e um fio de azeite. Deixe cozinhar até ferver. Cerca de 3 minutos após ferver junte o arroz , mexa para o arroz se soltar, baixe o lume e deixe cozer. No final retire as assa de peru, desosse e retire a carne e coloque-a novamente no arroz. Misture tudo, coloque numa taça com tampa e deixe arrefecer. Depois de frio coloque e conserve no frigorífico.


Parece trabalhoso mas não é depois de nos habituarmos a fazer. Pode usar carnes mais versáteis como o fígado de peru ou de frango, as moelas de peru ou frango ou os pescoços de frango, que os cães podem comer e contêm bastante cálcio.Prepare o arroz com carne ( vaca, frango, peru, etc), miúdos ( de frango, peru, vaca, etc) e um pouco de legumes e fruta.


2ª sugestão de comida caseira para cães:


Esta sugestão aqui apresentada é feita com esparguete, carne de vaca, miúdos de frango (moelas, pescoços e corações), legumes ( cenoura e ervilha) e fruta ( maçã). Num tacho coloco a carne a cozer ( congelada previamente para matar bactérias) com a cenoura em cubos e as ervilhas. Assim que começar a ferver junta-se a massa ( partida ao meio) , um fio de azeite e a maçã aos cubos. Deixa-se cozer uns 12 minutos ou até ver que a massa está bem cozida. Deixa-se arrefecer, guarda-se numa taça no frigorífico durante 3 a dias. Retire e deixe ficar à temperatura ambiente sempre que lhe der a refeição.


3º Sugestão comida caseira para cães :

Já aqui tinha dito que os cães podem e devem fazer uma refeição de peixe por semana. O salmão, a pescada, o peixe - gato, sardinhas e cavalas são óptimos peixes para dar aos nossos cães. Retiro sempre as espinhas e escamas e dou-lhes a parte do peixe. Mas como dar salmão aos nossos cães sem gastar muito dinheiro? O que costumo fazer é comprar as cabeças de salmão, que rondam entre os 0,99 cênt. o kg a 1,99 € o kg. Cozo as cabeças de salmão, retiro todo o peixe e deito fora espinhas, e peles. Aproveito o caldo onde cozi o peixe e aí cozinho o arroz ou a massa com um pouco de legumes. Neste caso fiz com massa e mistura de ervilhas, cenoura e feijão - verde. O salmão é um peixe rico em ácidos gordos que funcionam como anti-inflamatórios, auxiliando problemas articulares, mas ajudando também a prevenir problemas cardíacos, ajuda também a manter a pele e o pêlo saudável.


Massa com salmão 

Neste caso, Camila e Diego a apreciar o seu lanche de massa com salmão

Sugestões de snacks caseiros para cão

Biscoitos de fécula de batata e fígado 

Ingredientes para 25 biscoitos

150 g fécula de batata ( puré instantâneo de batata)
2 c. sopa de farinha de milho 
2 c. sopa de queijo ralado seco
1 ovo
1 c. sopa de mel
fígados de frango ou peru
água q.b.


Preparação

- Numa taça coloque a fécula de batata, o queijo e a farinha e misture bem. 

- Junte o ovo e o mel e mexa. Acrescente água aos poucos apenas até obter uma pasta moldável que permita moldar bolinhas, pois a fécula e batata amolece mais facilmente que a farinha. 

- Corte os fígados em pequenas tiras. Mole pequenas bolas com a massa e disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal de cozinha. Esmague as bolinha com um garfo molhado. Por cima de cada biscoito coloque uma tira de fígado, alternado, nuns coloca, outros não .

- Leve os biscoitos ao forno a 200º ( forno tradicional) durante cerca de 15 minutos o até verificar que estão cozidos.

- Retire os biscoito do forno e deixe-os arrefecer numa grelha. Quando estiverem frios coloque-os numa lata ou frasco bem vedado e conserve no frigorífico

Biscoitos de queijo e manjericão

Ingredientes para 20 biscoitos

100 g farinha de milho 
50 g farinha de trigo 
80 g queijo parmesão ralado (daquele em pó)
2 c. sopa de azeite
1 ovo
2c. sopa de leite
1 folhas de mangericão


Preparação

- Junte 1º os ingredientes secos, as farinhas e o queijo- Misture bem.

- De seguida incorpore o leite, o azeite e o ovo e o mangericão finamente cortado e mexa bem até obter uma massa consistente, tipo massa areada e que se desprenda da tigela. Se estiver pouco consistente junte um pouco mais de farinha de milho.

- Molde pequenas bolinhas e coloque-as num tabuleiro untado. Espalme-as ligeiramente com um garfo e leve a forno pré- aquecido a 200º cerca de 10 a 15 minutos ou até estarem alouradas.

- Retire os biscoitos do forno e coloque-os a arrefecer numa grelha. Depois de frios coloque-os numa taça bem vedada. Conservam-se cerca de 2 semanas.






Biscoitos de gengibre

Receita para 70 biscoitos


1/2 chávena(chá) de azeite

1 chávena (chá) de mel
1 ovo pequeno
1 e 1/2 colher de sopa de gengibre em pó
4 chávenas de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de canela em pó


Preparação

- Misturar bem todos os ingredientes secos.

- De seguida, juntar os ingredientes húmidos e amassar á mão(ou na máquina se tiver).

- A massa está boa quando obtiver uma bola homogénea.
- De seguida, molde pequena bolas com as mãos e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.
- Espalme as bolas com a ajuda de um garfo molhado e leve ao forno a 180º até estarem corados. (cerca de 30 minutos)
- Deixe arrefecer os biscoitos numa grelha para que sequem por inteiro.

- Guarde num frasco bem fechado. Estes biscoitos duram 3/4 semanas sem se estragarem.

Biscoitos de maçã

1 chávena de farinha normal
1 chávena de farinha integral
1/2 chávena de flocos de aveia
1 chávena de polpa de maçã
1/2 chávena queijo ralado
2 colheres de sopa de mel
1 ovo pequeno
1/3 chávena de água


Preparação

- Junte todos os ingredientes e misturar até formar a massa.
- Estique a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada até 1/4 e cortar com um cortador de biscoitos ou faca.
- Coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal anti-aderente.
- Leve ao forno a 180º por 20-25 minutos ou até coradas.
- Deixe arrefecer numa grelha para que os biscoitos fiquem bem secos a toda a volta.
- Guarde num frasco bem fechado no frigorífico.

Biscoitos de alfarroba


Esta receita rende muitos biscoitos, pois são cortados em quadrados pequenos. Pode reduzir as quantidades. Deve guardar os biscoitos depois de frios num frasco bem vedado e no frigorífico e aguentam frescos cerca de 10 dias.

Ingredientes

2 chávenas de farinha integral
1 chávena de farinha de alfarroba
1 ovo
1 chávena de mel
1 iogurte natural
queijo ralado



Confecção

- Misture todos os ingredientes secos numa taça grande e larga.

- Junte de seguida o ovo, o mel e o iogurte e mexa bem até obter uma massa lisa e homogénea.

- Unte uma forma redonda com 30 cm diâmetro com spray para untar Espiga e deite na forma o preparado.

- Polvilhe com o queijo ralado e leve a forno pré- aquecido a 200 º cerca de 20 minutos ou até verificar que está cozido por dentro.

- Desligue então o forno e retire o preparado. Deixe arrefecer e corte em quadrados de pequena dimensão.

- Coloque então os biscoitos num frasco bem vedados e depois de frios mantenha-os no frigoríficos mas sirva-os à temperatura ambiente ao seu cão para não lhe provocar problemas gástricos.





Biscoitos de milho

Ingredientes

2 chávenas de farinha integral
1 chávena de farinha de milho
1 ovo
1 chávena de mel
1 iogurte grego natural
2 cubos de caldo de carne caseiro (aproveitei o caldo da cozedura de um frango mas sem sal nem gordura e congelei, não coloque de todo cubos de caldo de frango, têm imenso sal.)


Confecção

- Misture todos os ingredientes secos numa taça grande e larga.


- Junte de seguida o ovo, o mel e o iogurte e os caldos de carne aquecidos apenas para derreterem e mexa bem até obter uma massa lisa e homogénea.

- Unte uma forma redonda com 30 cm diâmetro com spray para untar Espiga ou um pouco de manteiga e deite na forma o preparado.

- Leve a forno pré- aquecido a 200 º cerca de 20 minutos ou até verificar que está cozido por dentro.

- Desligue então o forno e retire o preparado. Deixe arrefecer e corte em quadrados de pequena dimensão.

- Coloque então os biscoitos num frasco bem vedados e depois de frios mantenha-os no frigorífico mas sirva-os à temperatura ambiente ao seu cão para não lhe provocar problemas gástricos.


Nota- Este tipo e snaks caseiros têm uma durabilidade mais reduzida que os de compra porque não levam qualquer tipo de conservante. Faça em pequenas quantidades e experimente se ele gosta antes e fazer mais, nem todos os cães gostam do mesmo. São biscoitos caseiros e naturais, feitos com produtos que usamos nas nossas refeições e saberemos o que lhes estamos a dar.


FONTE: CINCO SENTIDOS DA COZINHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...