segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Fusili com atum gratinado no forno


Adoro massas e no blogue são muitas as receitas de massa já publicadas. E massas gratinadas no forno são a minha perdição. Adoro experimentar novos tipos e formatos de massas e é um ingrediente que nunca falta cá por casa. Este fusili com atum gratinado no forno ficou uma verdadeira delícia e foi o jantar num destes dias , numa noite fria em que sabe tão bem ligar o forno. Deixo a sugestão esperando que gostem.


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 45 m


Ingredientes

250 g fusili tricolor
2 latas filetes de atum em azeite La Gôndola
1 lata de tomate aos pedaços
1 cebola pequena
1 dente de alho
2 c. sopa de azeite
tomilho Suldouro q.b.
azeitonas verdes Herdade do Olival q.b.
1 queijo mozzarela fresco
sal q.b.
pimenta branca moída Suldouro q.b.


Confecção

1. Comece pelo molho. Num tacho deite a lata de tomate aos pedaços, o alho finamente picado e a cebola cortada aos pedaços. Leve ao lume e deixe cozinhar em lume brando por uns 15 minutos. Passado este tempo desligue o lume , tempere a gosto de sal e pimenta branca, junte uma pitada de açúcar para cortar a acidez do tomate e deixe repousar enquanto cozinha a massa.

2. Leve água ao lume com sal e após levantar fervura junte a massa. Deixe ferver novamente e cozinhe a massa por 11 minutos. Escorra a massa e reserve cerca de 1 chávena do caldo da cozedura.

3. junte o caldo de cozer a massa ao molho de tomate e mexa bem. Leve novamente ao lume, deixe ferver e de seguida triture o molho. Envolva o molho na massa e junte o atum escorrido. envolva bem e disponha num tabuleiro de forno.

4. Polvilhe a massa com tomilho, junte o queijo às fatias e finalize com as azeitonas. Regue com um fio de azeite e leve ao forno a gratinar por cerca de 20 minutos. Retire do forno e sirva.


Nota


Para esta receita usei os seguintes produtos: Azeitonas verdes Herdade do Olival e Tomilho e Pimenta branca moída Suldouro e Filetes de atum em azeite La Gôndola




FONTE: CINCO SENTIDOS NA COZINHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...