segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

CONSERVAS ASIÁTICAS



Volta a fita. As primeiras referências de pickles de vegetais na Ásia vêm, como sempre, da China. Existe um texto do poeta Shi Jing que usa os mesmos caracteres que formariam tempos depois na Coréia o termo “jimchi” – hoje “kimchi”, nome do prato mais importante na dieta coreana. (Muitos até dizem “kimchi” na hora de serem fotografados, assim como dizemos “cheese”...)

Essas primeiras conservas eram feitas apenas de repolho e carne. A pimenta só seria acrescida depois que os coreanos mantiveram contato com os ocidentais e depois das invasões japonesas no século 16. No século 20 as conservas coreanas ganharam outros temperos, criando sabores e texturas agridoces ou cítricas. O kimchi é tao importante que, durante a participação do exército coreano na guerra do Vietnam, os soldados receberam autorização para ter o sonhado kimchi nas refeições e, assim, manter a moral das tropas.

Mas os pickles e pratos fermentados se espalharam por vários países. São importantes nas culinárias japonesa, indonésia, tailandesa, malásia, chinesa, filipina e vietnamita. Importante lembrar que a fermentação natural, numa época em que não existia refrigeradores, era uma forma de conservar os alimentos por mais tempo.

Fora a importância histórica desses pratos, hoje sabemos que os fermentados são uma opção muito importante nas dietas saudáveis. Quer saber alguns motivos?

1) Melhoram a digestão;
2) Restauram as propriedades anti-bacterianas da saliva;
3) São ricos em enzimas;
4) Ajudam na absorção de nutrientes dos alimentos que ingerimos.

Além disso são baratos, fáceis de fazer e duram longo tempo na geladeira.

FONTE: CARLA PERNANBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...