quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Como Economizar Água em Casa

Água

A água é imprescindível para a sobrevivência. Além de ser utilizada para o consumo, ela também é essencial no preparo de alimentos, na limpeza e no abastecimento de residências e estabelecimentos comerciais. E quando se fala em consumo doméstico, são muitas as atitudes que podem ser tomadas para economizar esse bem tão precioso para a sustentabilidade do planeta.

Uma delas é a economia que pode ser feita na cozinha. Para lavar um copo, por exemplo, são necessários outros dois copos de água cheios. Por isso, é aconselhável sempre limpar primeiro a louça com a esponja e o detergente para somente depois abrir a torneira.


Economizar água

O banheiro é outro local em que geralmente o desperdício de água é grande. Tomar banho com o chuveiro aberto por aproximadamente 15 minutos gasta em média 135 litros de água. Se o registro for fechado durante o tempo em que a pessoa se ensaboa, esse consumo pode ser reduzido para 45 litros. Uma dica para poupar ainda mais água na hora do banho é contar com produtos que auxiliem na economia, como chuveiros com vazão controlada ou registros reguladores de vazão, que controlam a liberação de água por minuto.


Economizando água – escovando os dentes

Outros cuidados importantes que devem ser tomados no banheiro é abrir a torneira somente quando for preciso para escovar os dentes, pois deixá-la aberta o tempo todo pode causar um gasto exagerado de água; e acionar a descarga apenas no tempo necessário, visto que em um único acionamento são gastos até 20 litros de água. Uma dica é adquirir um modelo de descarga com dois botões para controlar o volume de água liberado de acordo com a necessidade.

Regando as plantas

Cuidar do jardim também pode resultar em um gasto excessivo de água, caso isso não seja feita de forma adequada. Regar as plantas com mangueira por cerca de 10 minutos, por exemplo, resulta em um gasto de 180 litros de água, o que seria consideravelmente reduzido com o uso de um regador. Para que a economia seja ainda maior, aconselha-se molhar as flores pela manhã ou pela noite no período de verão, reduzindo a perda de água por evaporação, e em dias alternados durante o inverno, já que nesse período as plantas retêm mais umidade.

FONTE: giulianaflores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...