segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Prepare receitas típicas da sua avó de maneira mais saudável

Quando nos lembramos de nossas avós, parece que é automático imaginá-las com um avental colorido preparando gostosuras, para que nós, seus netinhos, nos deliciemos. Toda essa comida, recheada de carinho, parece ser sempre mais gostosa do que a das outras pessoas. O que quase sempre mal percebemos, porém, é que muitas dessas receitas podem ter exageros nas doses de ingredientes açucarados e gordurosos.

“Para que as preparações das avós fiquem mais saudáveis, quando possível, substituímos os óleos e/ou gorduras por azeite, que é um tipo de gordura saudável que reduz o colesterol e previne as doenças cardiovasculares”, aconselham as nutricionistas Vanessa Jardim Pereira e Mayra de Andrade Magalhães, do SESI de Brasília, que também sugerem que as receitas fritas sejam convertidas em assadas.

Já que se trata de uma questão de ajustes, por que não tentar? A seguir, confira algumas comidas típicas da vovó, mas em uma versão muito mais saudável.


Macarronada

Ela é a estrela da mesa do almoço de domingo. Não fugindo da regra, a macarronada com molho e queijo da vovó também pode não ir tão bem no quesito balança. Para deixar esse preparo mais saudável, as nutricionistas Vanessa Jardim Pereira e Mayra de Andrade Magalhães aconselham que o macarrão branco seja substituído pelo integral, rico em fibras. Elas também ensinam a preparar um molho de melancia, que pode ser uma boa alternativa ao molho vermelho. Confira a receita:

Macarrão ao molho de melancia

Ingredientes:
240g de Macarrão

Molho:
4 xícaras (chá) de melancia
3 xícaras (chá) de tomate picado
1 xícara (chá) de cebola picada
1 dente de alho
Sal a gosto

Modo de preparo:
Bata a melancia no liquidificador e coe. Reserve o suco na geladeira. Pique o tomate e a cebola. Em uma panela, aqueça o óleo, acrescente a cebola picada, o alho, os tomates e o suco de melancia, deixando apurar. Salgue a gosto. Despeje sobre o macarrão cozido
Dica: O ponto ideal de cozimento do macarrão é “al dente”, ou seja, nem duro, nem mole.

Valor calórico: 235 kcal a porção de 110g


Brigadeiro

Ah, o brigadeiro da vovó! Lembrar dele traz suspiros, e não é para menos: é delicioso. Mas é possível apostar em um preparo um pouco menos calórico. Uma alternativa é trocar o leite condensado industrializado pelo caseiro (e light). Para esse preparo, basta colocar em um liquidificador água fervente, leite em pó desnatado e, em vez de açúcar, adoçante de forno e fogão. “Para quem gosta de soja, há receitas com extrato de soja, gostosas e extremamente saudáveis”, acrescenta a nutricionista Camila Attademo.

Brigadeiro light com leite condensado light caseiro

Para o leite condensado light:
1 xícara (chá) de leite em pó desnatado
3/4 de xícara (chá) de água fervente
1 colher (chá) de margarina light
1 colher (sopa) de adoçante

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por cinco minutos. Coloque em vidro e deixe gelar.

Para o brigadeiro:
- 1 colher (sopa) de cacau em pó
- 2 xícaras (chá) de leite condensado light
- 2 colheres (sopa) de pó de pudim diet sabor chocolate
- 1/2 xícara (chá) de leite desnatado
- 1 barra (40 g) de chocolate dietético derretido
- 1 colher (café) de margarina light
- 1 gema

Modo de preparo:
Em uma panela, misture o cacau em pó com o leite condensado, o pó de pudim, o leite desnatado, o chocolate derretido e a margarina light. Leve em fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e acrescente a gema passada pela peneira. Mexa bem, leve ao fogo novamente até desgrudar do fundo da panela. Coloque a massa em um prato raso e deixe esfriar. Faça os brigadeiros.



Bolinho de chuva

Faça chuva ou faça sol, esse pequeno bolinho frito faz a alegria de diversas gerações. Mas, por ser frito, o bolinho de chuva agrega muitas gorduras. A seguir, aprenda a preparar um bolinho de chuva assado, da nutricionista Gabriela Marcelino, da Congelados da Sônia.

Bolinho de chuva assado

Ingredientes:
2 ovos
1 colher (sopa) de margarina
½ xícara (chá) de adoçante para forno e fogão ou frutose
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
¾ de xícara (chá) de leite semi desnatado
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
150 g de goiabada cortada em cubinhos
Forminhas de empadinha

Modo de preparo:
Em uma tigela, misture os ovos, a margarina, o açúcar, a farinha, o leite e o fermento até ficar uma massa mole e homogênea. Misture os cubos de goiabada. Distribua em forminhas de empadinhas untadas com margarina. Coloque-as em uma assadeira e asse no forno pré aquecido a 200°C durante 20 minutos ou até dourar.

Rende de 15 a 20 unidades.

Fonte: site Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...