quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Dicas de tratamentos pós-verão para fazer em casa

Dicas de tratamentos pós-verão para fazer em casa - 1 (© Foto: Thinkstock)

FONTE: KARINA COSTA

Na temporada de verão, a pele sofre com a exposição ao sol. Cabelos ressecados e pele desidratada são alguns problemas comuns. Que tal aprender truques simples para fazer em casa e recuperar a hidratação? Óleos, cremes, glicerina, açucar e aspirina estão entre os produtos indicados para os cuidados com o corpo e cabelos indicados pela cosmetóloga e esteticista, Lucienne Souza, do Spa da Pele, além dos cabeleireiros Isabela Rocha e Maycon Kosta, do In Beauty Luxury, salão de Campinas (SP).

"Óleos de semente de uva, amêndoa, girassol usados depois do banho têm a capacidade de formar um ‘filme’ sobre a pele, que ajuda a diminuir a desidratação natural e na reconstituição do manto de hidratação natural que a cútis tem”, explica a esteticista. "Já para os pés, a dica é passar creme hidratante, colocar meia e tênis e sair para caminhar. Os pés vão suar nessa caminhada e a sudorese misturada com o creme vão amaciá-los. Pode também misturar um pouco de glicerina ao creme ou mesmo o óleo corporal de sua preferência. Além de amaciar, diminui e evita rachaduras nos calcanhares”, explica.

Seu problema são os cabelos loiros que ficaram verdes? O cabeleireiro Maycon Kosta ensina uma dica caseira. "Dilua 8 aspirinas em um copo de água morna. Depois, aplique essa água nos cabelos e, após aproximadamente quinze minutos, enxágue. Na sequência, lave com shampoo e condicionar como de costume”, ensina.

Dicas de tratamentos pós-verão para fazer em casa - 1 (© Foto: Thinkstock)

Pele = aposte nos óleos corporais

A cosmetóloga elege o óleo corporal como melhor aliado da pele no pós-verão. “Essa é uma fase de recompor, de se preocupar com a hidratação. Embora algumas mulheres não gostem muito, o óleo traz resultados favoráveis, pois tem a capacidade de formar um ‘filme’ sobre a pele, que ajuda a diminuir a desidratação natural e na reconstituição do manto de hidratação natural que a cútis tem”.

Óleos = Semente de uva, amêndoa, girassol e óleo com vitamina E estão entre os que podem ser usados depois do banho. “Passe pelo corpo e deixe agir de 3 a 5 minutos. Depois dê uma ducha rápida só para cair o excesso e seque com a toalha”, ensina. O óleo balsâmico, produto do Spa da Pele, também está entre as indicações. “Basta passar duas gotinhas no braço e ele forma um ‘veludo’ e interage com a pele toda. Ajuda a reter a água que hidrata o corpo e a pele fica macia. Esse não precisa ser usado no chuveiro”, explica.

Dicas de tratamentos pós-verão para fazer em casa - 1 (© Foto: Thinkstock)

Pés = glicerina, creme hidratante e um par de meias para amaciá-los

Lucienne Souza conta que passar glicerina nos pés ajuda na hidratação pós-verão. “Outra dica é passar creme hidratante nos pés, colocar meia e tênis e sair para caminhar. Os pés vão suar nessa caminhada e a sudorese misturada com o creme vai amaciá-los. Pode também misturar um pouco de glicerina ao creme ou mesmo o óleo corporal de sua preferência. Além de amaciar, diminui e evita rachadura no calcanhar”, ensina. “Não coloque essa mistura de produtos sem a meia, pois vai soltar muita célula morta dos pés”, alerta.

Dicas de tratamentos pós-verão para fazer em casa - 1 (© Foto: Thinkstock)

Rosto = esfolie com açucar e óleo para hidratar

A especialista aposta na esfoliação da pele. “Você pode fazer a máscara em casa com um punhado de açucar cristal e óleo de banho – a quantidade ideal é quando o óleo cobrir os grânulos. “O que garante a maciez é a glicose do açucar, muito mais do que o grânulo ‘arranhando’ a pele. Já há marcas que comercializam esse esfoliante natural, mas que o preparam com açucar orgânico”, revela.

Dicas de tratamentos pós-verão para fazer em casa - 1 (© Foto: Thinkstock)

Rotina de beleza deve variar de acordo com o tempo da mulher

A esteticista explica que os cuidados com a pele pós-verão devem ser seguidos de acordo com a rotina da mulher. “Antigamente falavamos muito em ritual de beleza, mas sabemos que atualmente as mulheres não tem tanto tempo para se dedicar. Hoje é preciso modernizar o processo. Podem esfoliar 2 vezes por semana? Ótimo, é o suficiente”, explica.

No caso da pele do rosto, explica, “se já percebeu a hidratação, gaste seu tempo com outro processo, como por exemplo na nutrição da pele. Ótimas substâncias são o levedo de cerveja (veja receita aqui) e a albumina. Essa última misturada com água até que se forme uma pasta, pode ser passada no corpo todo. Deixe agir 5 minutos e tire da pele. Vai perceber como fica linda, muda a coloração”, ensina.

Dicas de tratamentos pós-verão para fazer em casa - 1 (© Foto: Thinkstock)

Cabelos

Percebeu ressecamento, caspa, cabelos verdes ou frizz nos cabelos pós-verão? Conversamos com especialistas do In Beauty Luxury, salão de Campinas (SP), que deixaram algumas dicas para a recuperação dos fios:

Ressecamento = “Com as altas temperaturas do verão, as escamas do fio abrem e facilitam a perda de água e nutrientes. Isso tudo somado ao cloro e a água salgada intensificam ainda mais o problema criando pontas duplas. Para cuidar e nutrir novamente o cabelo é essencial que, semanalmente, seja feita um tratamento. Além disso, não deixe de utilizar os protetores térmicos para secar, pois protegem os fios. É essencial o cuidado com os fios molhados por muito tempo e com os movimentos bruscos na hora de secar e pentear o cabelo por conta da fragilidade”, explica a cabeleireira Isabela Rocha. “Uma dica é usar a linha ‘Ritual de transformação imediata’ ou ‘Ritual da hiper nutrição capilar’, de Kérastase.

Caspa = Os resíduos podem aparecer no verão por conta do uso de chapéu, segundo a cabeleireira. “Tomou sol e usou chapéu? O suor e a oleosidade do couro cabeludo colaboram com o aparecimento das caspas. Fazer uso de shampoos específicos para o problema é essencial. Além disso, evite a água quente - que estimula a produção de óleo e piora a descamação do couro cabeludo”, explica Isabela.

Cabelos Verdes = O cabeleireiro Maycon Kosta lembra queos fios claros sofrem nessa época do ano e ficam verdes. “Isso tudo culpa do sulfato de sódio, utilizado nas piscinas e responsáveis pelo tom esverdeado dos cabelos. Uma das dicas caseiras é diluir 8 aspirinas em um copo de água morna. Depois, aplicar essa água nos cabelos e, após aproximadamente quinze minutos, enxaguar. Na sequência, lave com shampoo e condicionar como de costume”, ensina. “Usar um leave-in (creme sem enxágue) próprio para banhos de piscina também ajuda a proteger os fios do acúmulo de componentes químicos da água”.

Frizz = “O sol somado ao cloro ou a água salgada danifica a cutícula do fio, deixando o cabelo mais seco e quebrado. O arrepio do cabelo, mais conhecido como frizz deve ser tratado com hidratações intensas, que, inclusive, tenham o filtro solar para continuar protegendo. Além disso, a sugestão é trocar as escovas pelos pentes, principalmente, os de dentes grossos, pois ferem menos os fios. Silicone, éoleo, leave-in e serum são ótimos para combater o frizz, mas é importantíssimo aplicar apenas no comprimento, nunca na raiz”, ensina Maycon Kosta.

FONTE: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...