segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Alisamento Natural de Açúcar Mascavo Funciona?

alisamento caseiro e natural

Mais um dia, mais um alisamento natural… Desta vez, foi uma dica que vi no Pinterest sobre um alisamento natural sem calor à base de açucar mascavo e água. A receita é super simples, veja só:

Alisamento Natural de Açúcar Mascavo – Como Fazer

Acrescente 2 colheres de sopa de açúcar mascavo em 1 copo d água
Ponha a misture em um borrifador e aplique no cabelo úmido
Deixe o cabelo secar ao ar livre
Pronto – Cabelo Liso!

Parece bom demais pra ser verdade, certo? Porque é! Nem preciso testar para saber que alisar o cabelo assim é impossível. Mas, muita gente em sua louca busca por cabelos lisos, experimentam essas dicas bobas e claro, fracassam. Em outro artigo, eu expliquei que óleos não alisam o cabelo, mesmo assim ainda tem quem jura que o método de alisamento á base de óleo é uma maravilha, apesar da ciência e bom senso provarem que não é o caso. Ou seja, essas dicas de alisamento natural vão continuar se espalhando que nem fogo de palha pela net afora.

A blogueira do site Pintried.com, que testa dicas do Pinterest, tentou alisar o cabelo com água e açúcar mascavo e como era de se esperar, ela só conseguiu deixar o cabelo dela (que é ondulado) melecado, seboso e nada liso.

Isso não significa que TODOS os alisamentos naturais sejam um fracasso, depende do ingrediente ativo. Veja novamente como os fios são alisados:

” Certas moléculas são capazes de penetrar o córtex capilar, como as moléculas do formol e de certos ácidos, como tioglicolato e o ácido láctico. Após essas moléculas entrarem no córtex, os compostos de queratina presente nele são conectados e o calor acelera o processo de alisamento.”

Açúcar ou óleo não são capazes de penetrar o córtex. Talvez o ácido glicólico (derivado de açúcar), que é usado em certos tipos de alisamento, possa agir na cutículas dos fios e deixá-las mais fechadas e comportadas, mas ao usar o açúcar diretamente, não dá para evitar a meleca, seus fios irão ficar açucarados, não tem jeito. Outra coisa, sem o calor, os fios não serão remodelados e alinhados, sendo assim, alisamento não acontece.

Eu adoraria que funcionasse, sou fã de alternativas naturais e caseiras, mas infelizmente, essa dica é um grande fail!

FONTE: PRODUTO DE BELEZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...