sábado, 11 de janeiro de 2014

Beleza de noiva: como chegar ao grande dia com uma pele perfeita

Foto: Getty Images

1- Ressecamento: sua pele perde o brilho natural e começa a descamar.

A causa: você não tem bebido muita água. Cremes até ajudam, mas a verdadeira hidratação vem da ingestão de líquidos. O uso excessivo de esfoliantes e ácidos e muita exposição ao sol também agravam a situação.

A solução: mantenha uma garrafinha de água por perto em tempo integral. Coloque no nécessaire hidratantes com ativos mais emolientes, como gluconolactona e glicerina. Crie o hábito de fazer semanalmente uma máscara hidratante em casa ou em uma clínica de estética.

2- Alergia: o rosto está constantemente irritado e com vermelhidões.

A causa: além de estar sensível devido ao stress, sua pele pode sofrer de dermatite de contato por causa de tratamentos estéticos e testes de maquiagem.

A solução: não espere a situação se agravar. Procure um dermatologista para que ele prescreva um tratamento à base de corticoides tópicos ou orais. O especialista também pode receitar cremes com aloe vera e camomila para diminuir a irritação da pele.

3- Espinha (na semana da festa): lá está ela, a pústula vermelha!

A causa: já está comprovado que o stress pode desencadear a produção do hormônio cortisol, um causador do aparecimento de acne em adultos. Alguns especialistas também apontam a má alimentação como um fator agravante.

A solução: às vésperas do casamento, evite consumir alimentos ricos em gordura e açúcar. Quanto mais natural for a alimentação, melhor. Mas, se espinhas aparecerem, use um creme anti-inflamatório tópico ou secativo com ácido salicílico, depois de consultar um dermatologista, claro.

4- Olheiras: as pálpebras inferiores parecem inchadas e mais escuras.

A causa: poucas horas de sono detonam seu visual. Além disso, álcool (você está com muitos brindes para fazer) e cigarro (a ansiedade aumenta o consumo) atrapalham a microcirculação, causando retenção de líquido nos tecidos e, por consequência, o inchaço.

A solução: aplique na área dos olhos produtos com vitamina K, que reduz o escurecimento da região, e cafeína, que melhora a microcirculação. Na semana antes da festa use compressas geladas embebidas em chá de camomila.

5- Falta de viço: a aparência está pesada e sem brilho.

A causa: a fadiga diminui a nutrição celular e aumenta os radicais livres, deixando a pele com aspecto cansado.

A solução: compense a falta de descanso com uma dieta exemplar, incluindo alimentos que contenham ativos antioxidantes. Entre as refeições, por exemplo, coma frutas cítricas e castanhas e tome chá verde. E dedique cinco minutos da sua noite à pele: limpe-a, tonifique-a e hidrate-a.

6- Excesso de oleosidade: além de muito brilho, os poros se dilatam e cravos aparecem.

A causa: a oleosidade excessiva em um momento pontual da vida é um indicativo de stress.

A solução: evite banhos longos ou muito quentes que estimulam ainda mais o trabalho das glândulas sebáceas. Limpe o rosto diariamente com produtos à base de ácidos salicílico e retinoico.


Fontes: Carolina Ferolla, dermatologista, e Thais Pepe, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês, ambas em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...