sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Como incentivar os filhos a leitura


Manter o hábito da leitura é importantíssimo em vários sentidos para uma pessoa. Geralmente, apenas quem tiver esse costume despertado ainda na infância é que terá o gosto de aproveitar os benefícios desta atividade ao longo da vida. Se você tem filhos, mas não sabe como começar a inseri-los neste universo da literatura infantil, veja algumas dicas:

Ter o costume de ler livros desde a infância é comprovado que ajuda a escrever melhor e se expressar verbalmente também, pois adquire-se um vocabulário mais amplo e observa-se também como escrever bem, frases bem elaboradas e ortografia correta. Bons leitores levam tudo de positivo que vêem nos livros para a sua vida pessoal e também profissional, mesmo que seja no futuro.

Além disso, ler também ajuda a praticar a criatividade nas crianças, a sua atenção aos detalhes, fazendo com que fiquem mais perceptivas. Fora este lado físico e mental de desenvolvimento, ler também ajuda a absorver bons princípios, é claro, sempre com leituras adequadas para a sua idade. Livros infantis geralmente contam histórias que envolver as boas maneiras, bons sentimentos e ações, sejam com os amiguinhos, familiares, o meio ambiente e também os animais.

Comece o incentivo à leitura deixando as crianças mais próximas dos livros, dando-lhes alguns de presente, especialmente aqueles que são mais coloridos e ilustrados. Com pouco texto e vários desenhos é o ideal para começar. Aos poucos vá procurando volumes com mais texto e, progressivamente, vá aumentando as páginas.

Também é importante que os pais dêem exemplo, mantendo também o hábito da leitura e compartilhando com os pequenos esses momentos, ou seja, sentando junto para ler uma história sempre que possível e também perguntar sobre a história que a criança está lendo, para saber se ela está absorvendo bem o livro, compreendendo e sintetizando o que lê.

FONTE: TODA PERFEITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...